Participam dessa reunião semestral, que terminará em 19 de março, mais de 300 diretores, editores e jornalistas de jornais do hemisfério ocidental que discutirão os problemas de liberdade de imprensa que afetam principalmente a Colômbia, Cuba, Haiti, México e Venezuela, entre outros países. Durante a reunião, serão também analisadas novas estratégias que restringem o direito do público de ser informado.
O ex-presidente Clinton abordará o tema da globalização.
A reunião, que será realizada no resort Casa de Campo, em La Romana, na zona leste da ilha, terá na sua programação da manhã do dia 18, segunda-feira, uma sessão sobre a crise econômica e social na Argentina, durante a qual discursarão Fernando Navajas, da Fundação de Investigações Econômicas Latino-americanas; Alejandro Izquierdo, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e Raúl Kraiserlburd, do jornal argentino El Día.
O presidente da República, Hipólito Mejía, e a vice-presidente, Milagros Ortiz Bosh, inaugurarão oficialmente a reunião, na segunda-feira, dia 18 de março. O evento também contará com a participação do escritor e jornalista colombiano Plinio Apuleyo Mendoza e do ex-presidente dominicano, Leonel Fernández, algumas das personalidades que abordarão temas sobre a relação entre a sociedade democrática e a imprensa.
A SIP prestará homenagem póstuma durante o programa de segunda-feira, a seu ex-presidente, Germán Emilio Ornes, ex-diretor do jornal El Caribe, de Santo Domingo. Uma rua da capital dominicana será batizada com seu nome. Ornes foi presidente da SIP em 1978-79.
A Sociedade Interamericana de Imprensa convidou Guy Delva, presidente da Associação de Jornalistas Haitianos, para participar de um painel. Delva apresentará, durante a sessão de liberdade de imprensa, no domingo, um relatório sobre a situação dos jornalistas e dos meios de comunicação em seu país.
Os participantes poderão também participar da série de seminários chamados "Histórias de sucesso" que serão ministrados por palestrantes da Dinamarca, Canadá, Estados Unidos, Costa Rica e Brasil. Os seminários discutirão as experiências bem-sucedidas de vários jornais do mundo nos setores de circulação, marketing e publicidade em épocas de recessão global econômica.
A importância desse encontro da imprensa internacional despertou o interesse de personalidades do mundo do esporte e das artes. Algumas figuras de destaque que estarão presentes são o músico Juan Luis Guerra e seu grupo 4-40 e os jogadores de beisebol dominicanos Alex Rodríguez e Sammy Sosa, entre outros.
Outro destaque do programa será a apresentação
dos livros promovidos pela SIP, Aquela que nunca se calou e Manual do jornal
na educação. O primeiro é uma compilação
do trabalho jornalístico de Irma Flaquer, assassinada há mais
de 20 anos e cujo caso foi investigado pela SIP, que conseguiu reabrir o processo
judicial sobre seu desaparecimento. O segundo livro, do Instituto de Imprensa
da SIP, é um guia de orientação para jornalistas sobre
formas de promover os programas para aproximação das empresas
jornalísticas e das escolas regionais.
FUENTE: nota.texto7